Aristóteles afirmava que através do espanto (thauma) é que os homens começaram a filosofar. Em sua obra Metafísica, ele afirma que diante dos problemas, os homens procuram vencê-los e atingiram questões mais complexas que necessitavam de saberes mais complexos. Assim, diante da inquietude da alma, o homem busca acalmá-la. Sócrates dizia que o homem busca incessantemente a verdade e a reconhece quando a encontra. Entretanto, essa busca não é vazia de sentido, ela é metódica e rigorosa. O "amor ao saber", o "conhecer por conhecer" é a base da Filosofia e suas filosofias. Investigando as origens do conhecimento e do pensamento, procurando entender o mundo natural e a sociedade civil, sua política e ética, representações culturais, artísticas e estéticas, problematizando e desenvolvendo questões científicas e analisando a história humana, a Filosofia que nasceu de uma admiração do contemplar o saber, se dissolvendo em diversos campos do conhecimento, através da epistemologia1, da ontologia2 e da linguagem3, atravessa os séculos ainda buscando o logos4 do kosmos5, e a falta ou a existência do Ser.
Escola de Atenas (1509-11) - afresco pintado por Rafael Sanzio |
Notas
1 - Epistemologia: Área da Filosofia que estuda o conhecimento (episteme) científico, como aprendemos e conhecemos a realidade ao redor e interna.
2 - Ontologia: Área da Filosofia que estuda o ser (onto) e a essência das coisas. Muito ligada à Metafísica que analisa questões que transcendem à fisica (ta me ta physika).
3 - Linguagem: Área de estudo da Filosofia e da Linguística, responsável pelas formas de apresentação do conhecimento.
4 - Logos: Do grego, significa "palavra", "discurso", segundo Heráclito de Éfeso é fundamentalmente a explicação racional das coisas.
5 - Kosmos: Também do grego, traz a ideia de ordenação hierárquica significativa dos elementos, tendo a causalidade (a explicação de uma coisa por outra) com lei principal. É o contrário do Kaos que é a falta de ordem da matéria antes de sua organização.
Comentários
Postar um comentário