
Cultura pode ser compreendida como tudo aquilo que é produzido pelo homem, seja de forma material ou imaterial. É uma expressão humana particular que distingue um grupo social. Ela é um produto das sociedades humanas, logo não há cultura quando se trata de animais, bactérias, fungos, plantas, nada disso possui cultura. Padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes, tradições, língua, arte, tudo isso faz parte de uma cultura. Quando nascemos, tudo o que está a nossa volta possui uma cultura, nascemos em uma, podemos crescer em outra e ainda morrer em uma outra, mas nós possuímos e carregamos conosco uma herança cultural proveniente geralmente de onde nascemos ou de onde passamos a maior parte da vida.
Quando entramos em contato com uma cultura diferente ocorre o que chamamos de Estranhamento, sendo que seu resultado pode dar início a uma autorreflexão e uma interação com o novo e diferente o, pode vir acompanhada de uma visão etnocêntrica, que gerará uma negação daquilo que eu não conheço. Com base na relação com culturas diferentes nós formamos a nossa própria identidade cultural, quem nós somos e no que acreditamos e como agimos e reagimos, portanto, nossos comportamentos. Entretanto, isso só acontece porque há uma transmissão cultural por parte dos nossos pais, comunidade, grupos e nação. Há a transmissão formal, que ocorre pelas leis, códigos de conduta, escolas, universidades, onde são passados os valores morais e costumes da cultura dominante, e há também a transmissão informal, que cabe à família, amigos, instrumentos de comunicação de massa, na qual, pela convivência, os sentimentos, conceitos e valores dos que estão a nossa volta são passados para nós.
Para que entendamos a cultura na sua complexidade, precisamos ter alteridade, ver o outro a partir do outro, compreender que ele é diferente, mas que deve ser respeitado e tratado com dignidade como todos, pois ele é um homem como qualquer um. Entender isso nos faz mais tolerantes com o diferente e nos torna mais prontos para descobrir novas coisas sem medo, podendo interagir com elas. Cada cultura tem seus próprios traços, suas próprias características que a definem, juntando todas essas características distintivas nós temos um complexo cultural. Um segmento da sociedade, que tem seus próprios complexos culturais, forma uma subcultura, recheada de padrões pré-estabelecidos. Portanto, várias subculturas formam uma cultura total, dependendo do referencial, podendo ser a cultura de um estado, país, região, continente, povos e por fim, toda a cultura humana em si.
Comentários
Postar um comentário